> PT   > EN

O Ecossistema

A Salinicultura tradicional é uma actividade económica sustentável, amiga do meio ambiente onde as salinas fazem parte de um ecossistema que integra micro-algas, flora halófita e avifauna variada.
 
A vegetação dos muros das salinas proporciona condições para a nidificação, protecção e alimentação de várias aves aquáticas e estabiliza os tanques das salinas.

Algumas das espécies mais comuns de fauna são, o Flamingo-comum (Phoenicopterus ruber), Garça branca (Egretta garzetta), Garça real (Ardea cinerea), Pilrito-pequeno (Calidris minuta), Perna-longa (Himantopus himantopus), Alfaiate (Recurvirostra avosetta).
 
 
No que respeita a micro-algas há que referir a Dunaliella (Dunaliella salina) que é o ponto de partida na cadeia alimentar do ecossistema das salinas, pois alimenta a Artemia salina, um macro-invertebrado que é a base da cadeia alimentar de várias aves aquáticas.

Ao nível da flora as salinas são compostas maioritariamente pela Sarcocórnia (Sarcocornia sp.), a Sapeira (Limoniastrum monopetalum) e a Salicórnia ou espargo do mar (Salicornia sp.) que é comestível, possuindo extremidades tenras e suculentas com um delicioso sabor salgado, muito apreciada em países como França e Itália.