> PT   > EN

A Localização

A Ria Formosa é um vasto ecossistema que se estende pelos concelhos de Loulé, Faro, Olhão, Tavira e Vila Real de Santo António, abrangendo uma área de cerca de 18.400 hectares ao longo de 60 quilómetros, com uma largura máxima de cerca de 6 Km. Esta zona protegida, considerada Parque Natural é protegida a sul pelo Oceano Atlântico e a norte é recortada por salinas e pequenas praias arenosas.


Uma rápida visita pelos canais e ilhas barreira da Ria Formosa, permite de imediato destacar neste espaço vivo um conjunto de actividades económicas dominantes, as quais retêm na riqueza das águas da Ria Formosa e no clima os seus principais factores de produção. Entre as várias actividades cujo desenvolvimento pode ser sustentável nestas áreas sensíveis da natureza, destaca-se a Salinicultura, Moluscicultura, Pesca em Esteiro e Turismo da Natureza.
 
A não existência de indústrias pesadas na Ria Formosa contribui para que a qualidade da água seja elevada e consequentemente a qualidade do Sal não estar ameaçada.